sexta-feira, 29 de março de 2013

Avelã

Quando pensamos em avelãs, pensamos nas sementes de Natal. Mas não deveria ser assim, não.
Quando pensamos em avelãs, deveríamos relembrar os benefícios do açaí, do abacate, das amêndoas, do gergelim e tantos outros.
Na avelã, além de um alto percentual de fibras, nós temos as vitaminas B1 e B2, uma qualidade excepcional de proteína vegetal
.
A avelã com sua expressiva quantidade de gorduras monoinsaturadas induz à queda dos níveis do colesterol ruim (LDL). Com isso, tal qual as aveias, é uma benção para a saúde do seu coração.

Ainda mais, as avelãs são riquíssimas em ferro e fósforo, que são nutrientes muito especiais para a sua saúde diária.
Não abra mão de um punhado de avelãs nas suas refeições diárias.

Composição e Propriedades

Os quadros de composição bromatológica dão-nos o seguinte resumo sobre a composição da avelã (como fruto seco sem casca), infelizmente muito incompleto quanto ao conteúdo em vitaminas.
Água 7,1
Proteínas 17,4
Gordura 62,6
Hidratos de Carbono 7,2
Minerais 1,3
Celulose 3,17
Vitamina B1 0,460 mg
Caroteno 0,265 mg
Vitamina C 6,000mg
Calorias 682
Deste quadro podemos concluir que a avelã dispõe de um elevado conteúdo de óleo (48-66%), pelo que é muito aproveitada como matéria oleaginosa para objetivos alimentares e industriais. Bem mastigados, estes frutos prestam-se muito bem para o consumo cru, tanto mais que 15 a 20 avelãs equivalem a uma refeição pelo seu elevado conteúdo de proteínas e de gordura.
O proveito é ainda muito maior se tiverem sido trituradas ou raladas ou moídas num moinho ou no liquidificador. Nesta forma, as avelãs desempenham um papel importante na alimentação dos diabéticos.
A avelã é utilizada para a elaboração de produtos de grande riqueza alimentar, como o leite de avelã, manteiga de avelã, pasta de fruta de avelã, pastéis de avelã, biscoitos de avelã. 
Fonte: www.geocities.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário