Aromatizantes – E600 a E699aditivos
Os aditivos aromatizantes intensificam o sabor original e/ou o aroma dos alimentos.Podem ser:
Naturais: extraídos diretamente de vegetais, geralmente sob a forma de óleos.Os aromatizantes artificiais são mais usados por serem mais baratos que os naturais, tendo uma vasta utilização em diversos tipos de alimento, especialmente doces.
Artificiais: produzidos sinteticamente, tendo uma estrutura química não encontrada na natureza.
Idênticos aos naturais: produzidos sinteticamente e com uma estruturação química igual ao composto natural.
Naturais reforçados: aromatizantes naturais aos quais são adicionadas substâncias sintéticas.
Aromatizantes autorizados
Os aromatizantes utilizados nos gêneros alimentícios são obrigatoriamente
mencionados no rótulo dos produtos que os contêm. Os aromatizantes utilizados
nos alimentos e as respectivas condições de utilização são definidas a nível
europeu.Os aromatizantes tem por função dar gosto e cheiro aos alimentos industrializados, realçando o sabor e o aroma. Ou seja, fazem com que os alimentos industrializados fiquem mais parecidos com os produtos naturais, ajudando na aceitação do produto pelo consumidor.
Segundo a ANIVSA os aromas são classificados em duas categorias: os naturais e os sintéticos.
Os aromas naturais “são obtidos exclusivamente por métodos físicos, microbiológicos ou enzimáticos, a partir de matérias-primas de origem animal ou vegetal, em seu estado natural ou após: torrefação, cocção, fermentação, enriquecimento, tratamento enzimático ou outros”.Os aromas idênticos aos naturais “são substâncias quimicamente obtidas por síntese ou processos químicos a partir de matérias-primas de origem animal, vegetal ou microbiana que apresentam uma estrutura química idêntica às substâncias presentes nas referidas matérias-primas naturais (processadas ou não)”.
Os aromas sintéticos, “são compostos quimicamente obtidos por processos químicos”, sendo: os aromatizantes idênticos aos naturais e os aromatizantes artificiais.
Os aromas artificiais “são os compostos químicos obtidos por síntese, que ainda não tenham sido identificados em produtos de origem animal, vegetal ou microbiana, utilizados em seu estado primário ou preparados para o consumo humano”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário