sexta-feira, 29 de março de 2013

Avelã

Quando pensamos em avelãs, pensamos nas sementes de Natal. Mas não deveria ser assim, não.
Quando pensamos em avelãs, deveríamos relembrar os benefícios do açaí, do abacate, das amêndoas, do gergelim e tantos outros.
Na avelã, além de um alto percentual de fibras, nós temos as vitaminas B1 e B2, uma qualidade excepcional de proteína vegetal

Aromatizantes

Aromatizantes

É uma substância ou mistura de substâncias com propriedades aromáticas e/ou sápidas, capaz de conferir ou reforçar o aroma e/ou o sabor dos alimentos. Ex.: AROMA IDÊNTICO AO NATURAL DE CHOCOLATE, AROMA NATURAL DE CAFÉ.

Aromatizantes – E600 a E699aditivos

Os aditivos aromatizantes intensificam o sabor original e/ou o aroma dos alimentos.
Podem ser:
Naturais: extraídos diretamente de vegetais, geralmente sob a forma de óleos.
Artificiais: produzidos sinteticamente, tendo uma estrutura química não encontrada na natureza.
Idênticos aos naturais: produzidos sinteticamente e com uma estruturação química igual ao composto natural.
Naturais reforçados: aromatizantes naturais aos quais são adicionadas substâncias sintéticas.

terça-feira, 26 de março de 2013


Tudo Sobre O Chocolate.



Como é feito o chocolate?


O  cacau é um dos principais ingredientes usados na composição do chocolate. O fruto é obtido em árvores localizadas na zona equatorial. Uma árvore produz cerca de 30 frutos, cada um contem, aproximadamente, 50 grãos, colhidos duas vezes por ano.
Os grãos ou sementes são retirados dos frutos, cobertos com folhas de bananeira e fermentados por duas semanas. Em seguida são então colocados ao sol para secar, retirando assim água e o gosto naturalmente amargo do grão, desenvolvendo seu sabor e aroma característicos. Ainda durante os processo os grãos são limpos, assados e esmagados para produzir uma pasta chamada de pasta de cacau, massa de cacau ou licor de chocolate.

domingo, 24 de março de 2013

Cacau


Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram à América, o cacau já era cultivado pelos índios, principalmente os Astecas, no México, e os Maias, na América Central. De acordo com os historiadores, o cacaueiro, chamado cacahualt, era considerado sagrado. No México os Astecas acreditavam ser ele de origem divina e que o próprio profeta Quatzalcault ensinara ao povo como cultivá-lo tanto para o alimento como para embelezar os jardins da cidade de Talzitapec. Seu cultivo era acompanhado de solenes cerimônias religiosas.
Esse significado religioso provavelmente influenciou o botânico sueco Carolus Linneu (1707 – 1778), que denominou a planta de Theobroma cacao, chamando-a assim de “manjar dos deuses”.

Alface

Alface

A alface é um alimento rico em betacaroteno (provitamina A), vitaminas C, E e do complexo B. Também é rica em fibras e apresenta boas quantidades dos minerais cálcio, fósforo, potássio e ferro.

Valor Calórico


100 gramas de alface fornecem 16 calorias.

Propriedades Medicinais

Por possuir um principio ativo, que é um calmante muito eficaz, a alface é um alimento indicado para pessoas que têm insônia ou as que são muito tensas e agitadas. Além disso, ajuda a tratar e prevenir anemia (se temperada com gotas de limão, melhora ainda mais a absorção de ferro) e combate os radicais livres produzidos em excesso pelo organismo, protegendo-o de diversas doenças como o câncer, por exemplo
Cultura da Alface
A alface é uma cultura que pode ser plantada o ano todo, dependendo da cultivar, sendo as folhas o produto consumido. O espaçamento mais recomendado é o de 0,30 x 0,30 m. São necessários 4 kg de semente para se plantar um hectare.
A alface deve ser semeada em bandejas e transplantado para o campo por volta de 20 a 30 dias, ou semeadura direta.
Alface crespa

Calagem e Adubação
A calagem deve ser realizada 30 dias antes do plantio, se necessário. Coloca-se 80 toneladas de esterco de curral, ¼ dessas quantidades de esterco de galinha curtido, misturando com a terra do canteiro. No plantio deve-se colocar 40 kg/ha de nitrogênio, 300 kg/ha de fósforo, 150 kg/ha de potássio e 1 kg/ha de Boro. Em cobertura, fazer três aplicações de 30 kg/ha de nitrogênio, aos 15, 30 e 45 dias após a germinação (semeadura direta). No sistema transplante de mudas, aplicar as três parcelas de nitrogênio, decorridos 10, 20 e 30 dias após o transplante.
Pragas que atacam a alface
As principais pragas que atacam a alface são: pulgão, lagarta minadora e tesourinha. Utilizar os seguintes produtos para controle: carbaryl, dimethoate, malathion, etc.
Doenças que atacam a alface
As principais doenças que atacam a alface são: septoriose, cercosporiose, tombamento, podridão de Sclerotinia, podridão da saia, míldio, mancha bacteriana, vírus do mosaico. Os produtos usados para controle: captan, folget, iprodione, oxicloreto de cobre, etc.
Colheita
A colheita é realizada entre 50 e 80 dias após a semeadura, dependendo do clima e cultivar. A alface produz normalmente de 100.000 a 120.000 plantas/ha em campo.
Alface lisa
Dicas
Não pulverize com inseticidas perto da comercialização.
Faça a rotação com repolho, cenoura, couve-flor, beterraba e feijão-vagem. E evitar cultivos sucessivos de alface na área a fim de reduzir a ocorrência de doença.
Cultivares: lisa (verão e inverno), crespa (verão e inverno), crespa repolhuda (verão e inverno).
A irrigação deve ser freqüente, por infiltração ou por aspersão.
Os canteiros devem ser preparados de acordo com o sistema de irrigação a ser utilizado.
Cuidado na aplicação de água: água em excesso pode matar a planta.
Tratos culturais: cobertura morta, fazer desbaste deixando apenas 1 planta por cova. Controlar plantas daninhas, herbicidas registrados: fenoxapropetil, fluazifop-butil e glufosinato de amônio.

Os primeiros anos de vida são altamente vulneráveis aos agravos nutricionais. O leite materno nos primeiros 06 meses de vida é o alimento mais completo para criança. A formação de hábitos alimentares se processa durante a primeira infância, desta forma, o acompanhamento nutricional constitui a melhor forma de avaliar a adequação da alimentação. Assim a nutrição infantil busca a reeducação alimentar visando um controle de peso constante, respeitando a faixa etária, atividades, necessidade metabólica de cada indivíduo e o sexo, evitando a restrição de alimentos ricos em nutrientes que são indispensáveis à nutrição básica, favorecendo o desenvolvimento saudável da criança. .♥ (Nutrição Infantil))
O leite e seus derivados devem fazer parte da alimentação de crianças e adultos de todas as idades. São ricos em proteínas de alto valor biológico que beneficiam o crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, e que garantem um aporte proteico aos adultos. Devido à sua composição nutricional equilibrada e riqueza em cálcio são indispensáveis numa alimentação saudável. ♥ (Viva Bem)

Diet é um termo inglês que significa "dieta", mas também pode ser a designação de um produto dietético.
O termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes como de carboidratos, gorduras, proteínas, sódio e nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos, como controle de peso ou de açúcar.
A origem provável da cana-de-açúcar data de 6.000 a.C., em regiões próximas à Índia. No entanto, durante a antiguidade, o açúcar não passava de exótica especiaria, sendo utilizado apenas como tempero ou remédio. O preparo de alimentos adocicados era feito com mel de abelhas. O açúcar chegou à Europa, em meados do século XII e importantes regiões produtoras surgiram nos séculos seguintes, especialmente no Extremo Oriente.

Abacaxi

A planta, cujo nome científico é Ananas comosus, pertence à família das bromélias e o fruto é, na verdade, uma frutescência: cada gominho é um fruto independente que se juntou com os demais durante o processo de crescimento. É famoso em todo o mundo pelo seu perfume delicioso, pelo seu sabor acre-doce e por seu grande valor nutritivo. O abacaxi é uma fruta deliciosa, muito apreciada em todos os países tropicais. Sua polpa saborosa é ligeiramente ácida, e muito refrescante. Ao lado das qualidades organolépticas, que o distinguem universalmente, há o seu alto valor dietético, comparável ao das melhores frutas tropicais. Por exemplo, o suco de abacaxi é um alimento energético, pois um copo (150 cm3) propicia, em média, cerca de 150 calorias ao organismo humano. O teor de açúcar do suco varia, em geral, em trono de 12 a 15%, dos quais aproximadamente 66% são de sacarose e 34% de açúcares redutores (glicose e frutose). O abacaxi contém, principalmente, potássio, além de magnésio e cálcio.